Foto

Fisioterapia no Cancro da Mama

O cancro da mama é uma "pandemia" e os estudos provam-no. Todos os anos são identificados milhões de novos casos em todo o mundo.

Na Tecnifisio ajudamos as mulheres a enfrentar os problemas de saúde da mama e a diminuir os erros de percepção no público em geral .

Na primeira abordagem, é realizada uma avaliação por uma Fisioterapeuta especializada na área, definindo quais os principais problemas, objetivos e plano de tratamento adequado a cada utente, afim de promover a recuperação física, funcional e emocional. A partir desta sessão, o utente poderá ser acompanhado por uma equipa multidisciplinar nas valências de Medicina Tradicional Chinesa, Exercicio físico adaptado, Psicologia Clínica e Nutrição, oferecendo uma visão holística na saúde e do bem-estar do utente .

Reduzindo fatores de risco ,apostamos na prevenção e acreditamos que esta é a maior esperança para todos. Assim, para além da intervenção clinica temos sessões de Onco- Pilates , Workshops multidisciplinares, e sessões Relaxamento.

Na Tecnifisiio temos como principal objetivo na área da Fisioterapia Oncológica , minimizar os efeitos causados pelos diversos tratamentos a que o doente é submetido durante o seu longo processo de recuperação, nomeadamente abordagens cirúrgicas, tratamentos de Quimioterapia, Radioterapia e Imunoterapia, facilitando e restaurando a função global.

A Fisioterapia Oncológica tem como vantagens:

  • Diminuir a fadiga;
  • Prevenir/tratar o linfedema;
  • Diminuir as alterações posturais;
  • Aumentar as amplitudes de movimento;
  • Diminuir as alterações de sensibilidade;
  • Melhorar a auto estima/imagem corporal e sensação de bem estar;
  • Diminuir as aderências da cicatriz;
  • Retornar o mais rapido à forma fisica após o diagnóstico e tratamento oncológico

Equipamentos /Técnicas utilizadas

Associamos técnicas manuais da Fisioterapia Músculo-Esquelética Terapia Linfática Descongestiva, (Drenagem Linfática Manual, Pressoterapia, bandas multicamadas, plano de exercicios, contensão elástica) e execicio físico adaptado (Onco Pilates)

Linfedema

O linfedema é conhecido por ser uma condição crónica progressiva que afeta um número significativo de pessoas em qualquer idade e pode ter efeitos prejudiciais na saúde física e psicossocial do doente.

Manifesta-se por um desequilíbrio no funcionamento do sistema linfático. O sistema linfático, ao contrário do sistema circulatório, tem autonomia própria, envolve todo o organismo, sendo a linfa impulsionada através da contração muscular, provocando a sua circulação. A Linfa é um fluido incolor constituído pelos produtos que não conseguem passar de imediato das artérias para as veias. É responsável pela eliminação de resíduos e toxinas que as células produzem e depende do seu mecanismo próprio de transporte.

O Linfedema, é um acúmulo anormal de líquido, rico em proteínas, Linfa, nas extremidades, dos membros superiores ou inferiores, resultado de uma sobrecarga do Sistema linfático, decorrente de uma obstrução ou perturbação do mesmo, em que o volume de linfa acumulado excede a capacidade de drenagem do mesmo.( cancer.org)

Na Tecnifisio , a reabilitação do linfedema é uma abordagem holística e multidisciplinar. O Fisioterapeuta Oncológico inclui no plano de tratamento adaptado a cada utente, exercicio e movimento para melhorar o fluxo linfático e venoso e a redução e manutenção do edema, por meio da terapia linfática descongestiva que inclui : Drenagem Linfática Manual ,Pressoterapia, bandas multicamadas, plano de exercícios e contenção elástica. O sucesso da reabilitação depende do paciente e da equipa que o acompanha, desempenhando ambos um papel ativo.