Foto

A Fisioterapia (Cinesioterapia) Respiratória é a área mais requisitada ao nível da Pediatria. O aumento da incidência de patologias respiratórias nas crianças, está ligada à evolução dos vírus e bactérias com predomínio do primeiro e a um conjunto de fatores ambientais como a poluição e estilo de vida.

As crianças estão mais expostas às infeções respiratórias, das quais mais frequentes, a bronquiolite e pneumonia devido a particularidades estruturais do seu aparelho respiratório e fatores genéticos, podendo ter consequências ao nível da função pulmonar.

Na 1ª sessão o Fisioterapeuta especializado em pediatria, avalia a condição do bebe /criança e define objetivos e plano de tratamento a realizar, assim como, a necessidade de intervenção da equipa multidisciplinar.

Na Tecnifisio os fisioterapeutas baseando-se nos princípios fisiológicos da mecânica ventilatória e guiados pela auscultação pulmonar têm como objetivo diminuir a obstrução brônquica e distensão pulmonar, qualquer que seja a evolução patológica respiratória da criança.

A Fisioterapia Respiratória é em muitos casos imprescindível, podendo mesmo substituir alguns tratamentos farmacológicos e oferecer à criança uma melhor qualidade de vida.