Foto

Pilates/Correcção postural

As sessões poderão ser realizadas individualmente ou em grupo, dependendo da avaliação realizada pelo Fisioterapeuta.

Pilates é um método centrado no corpo e mente que realça a importância do início do movimento a partir de um centro estável, nomeadamente da região lombo pélvica (coluna lombar e bacia). A partir do centro lombo pélvico, trabalha através do ajuste de intensidade de cada exercício pelo uso de níveis de força diferentes (variados movimentos dos membros), de resistência (uso de equipamento) controlo respiratório e consciência corpo e mente.

Muitas lesões são causadas por desequilíbrios corporais e suas componentes de movimento. Ou seja, quando temos uma dor/lesão, compensamos com outra área ou grupo muscular para atingirmos determinado movimento. Com o Método Pilates torna-se possível corrigir este mau alinhamento e prevenir recaidas.

Na Tecnifisio, os fisioterapeutas corrigem desequilíbrios musculares na coluna lombar e regiões periféricas através da utilização de técnicas de Fisioterapia específicas, incluindo o Pilates. Apresenta como objetivo especifico prevenir/tratar lesões articulares, musculares ,tendinosas, ligamentares, desportivas e manutenção do bem-estar e performance.

Os utentes que frequentam as sessões têm um plano personalizado de exercícios que é sempre respeitado nas sessões de grupo. O Pilates tradicional é desdobrado em vários níveis definidos, de forma a garantir uma progressão gradual do movimento funcional normal.

Pilates Woman

Indicado para mulheres que querem adaptar a sua atividade física a condições /problemas específicos que decorrem no ciclo da vida da mulher tais como: incontinência urinária, dor na relação sexual, diástase abdominal entre outros.

Na Tecnifisio, além do plano personalizado definido na avaliação e sessões individuais, o utente pode frequentar sessões de grupo, caso haja impossibilidade de gestão de tempo para a realização dos exercícios definidos em casa ou como adjuvante a estes.

Pilates Kids

A postura pode ser definida pela posição do corpo no espaço, assim como a relação direta com o centro da gravidade. Para assumirmos uma postura correta é necessário apresentarmos uma integridade de todo o sistema neuro músculo-esquelético, assim como do próprio esquema corporal. No entanto, cada indivíduo apresenta características únicas determinadas por fatores desde vícios posturais a atividades físicas inadequadas.

Na Tecnifisio, o Pilates dirigido a esta população especial tem como objetivo principal aumentar a consciência corporal e postural das nossas crianças/jovens com a finalidade de prevenir/tratar lesões/patologias (escoliose) assim como, educar acerca da importância da manutenção de uma boa postura na escola e em casa durante a realização das suas atividades diárias.

Pilates Gold

As mulheres perdem 1% do cálcio ósseo cada ano após os 35 anos de idade e 2 a 4% nos primeiros 5-10 anos pós menopausa. Assim, os ossos tornam-se mais frágeis e quebradiços, aumentando o risco de fractura, nomeadamente nas quedas.

Na Tecnifisio, o Pilates para além dos benefícios tradicionais, neste caso particular damos ênfase aos objetivos de melhorar o equlibrio e postura a fim de diminuir a probabilidade de quedas e risco de fractura. O treino de força, utilizando diversos materiais tais como pesos, máquinas específicas, bandas elásticas, molas ou o peso do próprio corpo, pode também manter ou até melhorar a densidade mineral óssea.

Temos sempre em conta as contraindicações absolutas e relativas da população/indivíduo em causa e ajustamos o plano a cada sessão.

Onco – Pilates

O exercício físico pode aumentar a esperança média de vida dos sobreviventes de cancro da mama. A sua prática regular promove um aumento da força muscular, diminuição da fadiga e qualidade de vida. Tem também um efeito de 25% a 30 % na redução do risco de cancro de mama, sendo recomendado ao utente seguir um regime de exercícios de 150 min por semana de intensidade moderada a intensa.

O excesso de peso /obesidade poderá ser também um promotor no aparecimento do cancro da mama. O tecido adiposo é a principal fonte hormonal que pode levar ao cancro da mama após a menopausa.

O exercício físico consome e regula o nível de açúcar no sangue e limita os níveis sanguíneos do fator de crescimento da insulina.

O exercício físico é também seguro durante e após todos os tratamentos oncológicos.

Na Tecnifisio, o utente é avaliado pela fisioterapeuta especializada com colaboração do especialista em condição física, definindo objetivos a atingir e plano de treino adequado à condição, tomando as necessárias precauções e intensidade de treino adequada a cada etapa.

No Onco-Pilates aliamos os benefícios do Pilates (descrito no ponto Pilates correcção postural)e do exercício físico propriamente dito. As sessões poderão ser individuais (PT) ou em grupo de acordo com as necessidades de cada utente.