Medicina Chinesa em Oncologia
A acupuntura, a prescrição herbal, a fitoterapia, assim como a regulação dos hábitos de acordo os princípios da preservação e reabilitação da saúde na visão tradicional da medicina do leste asiático, poderão contribuir significativamente para a prevenção de doenças como o cancro, assim como para a reabilitação e a melhoria da qualidade de vida no doente oncológico.
A prescrição herbal visa um tratamento holístico que pode ser usado na prevenção e em qualquer estágio de desenvolvimento da doença oncológica. A fitoterapia, embora suportada primariamente em metodologias puramente modernas, tem efeitos igualmente benéficos nos pacientes, nas diversas fases. A acupuntura é frequentemente usada para tratar algumas questões relacionadas com sintomas da doença e tratamentos oncológicos, incluindo afecções do foro psicoemocional.
Por fim, nenhuma destas especialidades fará sentido sem o compromisso da parte do paciente em assumir responsabilidade por aquilo que pode mudar nos seus hábitos e atitudes que realmente promova a saúde eficazmente e, para tal efeito, as recomendações de prevenção e reabilitação em medicina chinesa deverão ser sempre parte integral do processo.