A Microfisioterapia é uma técnica complementar integrativa que procura tratar a causa da patologia e não apenas os sintomas.
Foi desenvolvida pelos fisioterapeutas franceses Patrice Benini e Daniel Grosjean que tiveram como base dos seus estudos a embriologia, pois perceberam que todos os orgãos, incluindo a pele e o cérebro, têm a mesma origem embrionária, tendo por isso uma relação profunda.
Benefícios da Microfisioterapia:
- Tratamento de dores crónicas e agudas;
- Melhoria no estado emocional;
- Amenização os sintomas (ao tratar a fonte/cause da problemática)
- Prevenção de doenças;
- Estimular o sistema imunológico;
Principais Indicações:
- Enxaqueca;
- Depressão;
- Síndrome do pânico;
- Transtornos de ansiedade;
- Alterações hormonais;
- Distúrbios do sono;
- Hiperatividade;
- Traumas emocionais;
- Défice de atenção;
- Fibromialgia;
- Dores na coluna;
- Dores musculares;
- Traumas físicos;
- Entre outros
Na Tecnifisio, a 1ª sessão serve para que o microfisioterapeuta realize uma avaliação , identificando o principal problema do indivíduo . Através da aplicação de técnicas de palpação suave na pele ativa o processo de cura no corpo do indivíduo.
Uma sessão de Microfisioterapia dura 45 a 90 min. Podem ser necessárias 2 a 4 sessões com um intervalo de 3 semanas a um mês, para dar ao corpo o tempo suficiente para responder ao tratamento. Aconselhamos também realizar uma sessão a cada 6 meses ou uma vez ao ano para prevenção.
Após a sessão, aconselhamos a ingestão de água (mínimo 2 litros) e evitar atividade física, visto que o organismo pode promover alguns sintomas desagradáveis nos primeiros dois ou três dias, como diarreia, dor de cabeça, vômitos, cansaço, dor, crise emocional, entre outros devido principalmente à libertação das memórias que estavam a “agredir” o corpo. Por isso, é muito recomendado descansar após as sessões.
Assim, a Microfisioterapia aliada aos tratamentos convencionais promove uma reabilitação mais rápida e proporciona mais qualidade de vida aos indivíduos.