Pilates/Correcção postural
As sessões poderão ser realizadas individualmente ou em grupo, dependendo da avaliação realizada pelo Fisioterapeuta.
Pilates é um método centrado no corpo e mente que realça a importância do início do movimento a partir de um centro estável, nomeadamente da região lombo pélvica (coluna lombar e bacia). A partir do centro lombo pélvico, trabalha através do ajuste de intensidade de cada exercício pelo uso de níveis de força diferentes (variados movimentos dos membros), de resistência (uso de equipamento) controlo respiratório e consciência corpo e mente.
Muitas lesões são causadas por desequilíbrios corporais e suas componentes de movimento. Ou seja, quando temos uma dor/lesão, compensamos com outra área ou grupo muscular para atingirmos determinado movimento. Com o Método Pilates torna-se possível corrigir este mau alinhamento e prevenir recaidas.
Na Tecnifisio, os fisioterapeutas corrigem desequilíbrios musculares na coluna lombar e regiões periféricas através da utilização de técnicas de Fisioterapia específicas, incluindo o Pilates. Apresenta como objetivo especifico prevenir/tratar lesões articulares, musculares ,tendinosas, ligamentares, desportivas e manutenção do bem-estar e performance.
Os utentes que frequentam as sessões têm um plano personalizado de exercícios que é sempre respeitado nas sessões de grupo. O Pilates tradicional é desdobrado em vários níveis definidos, de forma a garantir uma progressão gradual do movimento funcional normal.
Na Tecnifisio acreditamos que a prática de Pilates se insere em todas, ou quase todas, as fases do ciclo de vida pelo que disponibilizamos várias temáticas: Pilates Kids, Pilates Woman, Pilates Gold e Onco-Pilates.
Pilates Woman
Indicado para mulheres que querem adaptar a sua atividade física a condições /problemas específicos que decorrem no ciclo da vida da mulher tais como: incontinência urinária, dor na relação sexual, diástase abdominal entre outros.
Na Tecnifisio, além do plano personalizado definido na avaliação e sessões individuais, o utente pode frequentar sessões de grupo, caso haja impossibilidade de gestão de tempo para a realização dos exercícios definidos em casa ou como adjuvante a estes.
Pilates Gold
As mulheres perdem 1% do cálcio ósseo por ano após os 35 anos de idade e 2 a 4% nos primeiros 5-10 anos pós menopausa. Esta depleção permite que os ossos se tornem mais frágeis e quebradiços, aumentando o risco de fratura, nomeadamente nas quedas.
Na Tecnifisio, o Pilates aplicado a esta população, para além dos benefícios tradicionais, é pensado e idealizado para dar ênfase à melhoria do equilíbrio e postura, de forma a minimizar possíveis quedas, e ao treino de força com auxilio de vários equipamentos (pesos livres, bandas elásticas, molas, peso do próprio corpo…), de forma a manter/melhorar a densidade mineral dos ossos.
É de notar que temos sempre em conta as contraindicações absolutas e relativas da população/indivíduo em causa, e ajustamos o plano a cada sessão.
Onco – Pilates
O exercício físico pode aumentar a esperança média de vida dos sobreviventes de cancro da mama, para além de que a sua prática regular promove um aumento da força muscular, diminuição da fadiga e qualidade de vida, sendo considerado seguro durante e após os tratamentos oncológicos.
Outra perspetiva importante a avaliar é a relação entre excesso de tecido adiposo (gordura), insulina e incidência do cancro da mama.
Tem também um efeito de 25% a 30 % na redução do risco de cancro de mama, sendo recomendado ao utente seguir um regime de exercícios de 150 min por semana de intensidade moderada a intensa.
No Tecnifisio, o utente é avaliado pela fisioterapeuta especializada com colaboração do especialista em condição física, definindo objetivos a atingir e plano de treino adequado à condição, tomando as necessárias precauções e intensidade de treino adequada a cada etapa.